sábado, 28 de fevereiro de 2009

N Q U
A M A a e
l
"nunca desista de seu sonho. Se acabou
numa padaria, procure em outra"
( Aparício Torelly, Barão de Itararé)
MEU DEUS, LÁ VEM ELES! - (IV)
"BRIGAM HOLANDA E ESPANHA
PELOS DIREITOS DO MAR"
E os pernambucanos levam as sobras... Nosso correspondente de guerra, o soldado Richshoffer (Ambrósio), de quem já falamos, relata que o "Sr. General fez transportar para terra três meio-canhões, que foram logo postos na bateria e bateram violentamente o forte, tanto durante este dia como o seguinte, abrindo-lhe uma grande brecha, que os seus defensores procuraram reparar com um saco de lã." (obs. : trata-se do Forte de São Jorge, uma das defesas de Olinda)
A N D R O M A Q U I A
É esse jeito de resolver "na porrada", comum aos animais em geral, mas
que em nós, autonomeados "superiores", realmente atingiu ao ápice, em
matéria de crueldade astuciosa. Como dizia o poeta (embora pensando em
coisas opostas ao belicismo) com engenho e arte. Daí então nos ocorre geral-
mente ao nos lembrarmos dessas guerras e batalhas, a pergunta quase obriga-
tória: E se...?
E SE os batavos tivessem ficado com o Nordeste para eles (como aliás queriam , entre outros menos votados, o Padre Antonio Vieira e o Rei espanhol)?
COMO TERIA SIDO A HISTÓRIA se mil anos antes, Carlos Martel e os francos tivessem sido derrotados na batalha de Poitiers/Tours? Ou ainda, passados mais quinhentos anos, Afonso VIII e sua coligação de reis ibéricos e cavaleiros europeus tivessem perdido a batalha de Navas de Tolosa (16/07/1212)?
EM OUTRO "ALMANAQUE" Chico Buarque pergunta "como é que isso tudo começou/ me diz, me diz/.... Pra onde vai o meu amor/quando o amor acaba." Bem, Cartas para a redação. Imagino no entanto que num tempo há muito esquecido dos homens, um de nós acordou em África, olhou para o Norte e subitamente percebeu a utopia. Nasceu o desejo, o gozo e a frustração que ambos mede, saciando este e aumentando aquele. Disso somos feitos, desse caminhar eterno, dessa procura.
ANEXIM DO DIA ÚLTIMO DE FEVEREIRO:
O mundo é um caleidoscópio; cada qual o vê conforme o agita

Nenhum comentário:

Postar um comentário